Pontes de São Petersburgo

Pontes de São Petersburgo

Conhecida como a "Veneza do norte", São Petersburgo é uma cidade esteticamente atraente, composta por canais e pontes de diferentes estilos. A cidade é formada por 40 ilhas divididas por mais de 60 canais e unidas por cerca de 500 pontes.

Cada uma das pontes é especial à sua maneira, seja pelo seu estilo, decoração ou história. As pontes de São Petersburgo constituem um dos principais encantos da cidade e são um autêntico prazer para a vista, seja durante um passeio de barco ou com os pés em terra firme.

Durante a noite pode ver-se uma das principais atrações de São Petersburgo: a abertura de todas as pontes levadiças em uma harmoniosa mistura de engenharia, arquitetura e história. Um espetáculo inigualável!

Se você estiver interessado em fazer o tour noturno de barco pelas pontes levadiças de São Petersburgo, pode reservá-lo na nossa página através do seguinte link:

Pontes mais importantes

São Petersburgo conta com cerca de 500 pontes de diferentes formas e tamanhos, entre as quais se destacam as seguintes:

  • Ponte do Banco: Construída entre 1825 e 1826, a ponte mais estreita da cidade é também uma das mais conhecidas. Uma mistura de engenharia e beleza serena, esta ponte de chão de madeira está decorada com enormes figuras de leões com asas douradas que seguram os tensores de ferro da ponte entre as suas presas.
  • Ponte Azul: Com uma largura de quase 100 metros, esta ponte foi pintada de azul para facilitar a vida aos cidadãos que não sabiam ler, pois, dessa forma, não tinham de se preocupar com o nome da ponte. Hoje em dia, ainda se conservam as pontes Vermelha, Verde e Amarela.
  • Ponte Anichkov: Decorada com quatro cavalos e seus domadores, esta ponte de três arcos é uma das favoritas dos habitantes de São Petersburgo apesar de se tratar de uma reconstrução.
  • Ponte da Trindade: Construída em 1903 com um atrativo estilo Art Nouveau, a Ponte da Trindade é uma das maiores pontes da cidade.
  • Ponte do Hermitage: Construída sobre o Canal de Inverno, a ponte de granito mais antiga da cidade une o Teatro do Hermitage com o Museu Hermitage.

Ponte do Palácio: Símbolo de São Petersburgo e uma das principais artérias da cidade, esta ponte de 1.400 toneladas proporciona um impressionante espetáculo durante a sua abertura.