Praça do Palácio de São Petersburgo

Praça do Palácio de São Petersburgo

Centro nevrálgico da cidade durante o antigo Império Russo, a Praça do Palácio é o coração de São Petersburgo, um majestoso espaço de grandes dimensões rodeado por elegantes construções que lhe conferem um aspeto senhorial.

Ao longo dos anos, a Praça do Palácio de São Petersburgo testemunhou alguns dos principais acontecimentos que não só marcariam o rumo da história da Rússia, mas também teriam grande influência na história mundial.

A praça encontra-se em um importante cruzamento entre a Avenida Nevsky, uma das principais artérias da cidade e a Ponte do Palácio, que proporciona acesso à Ilha Vasilievsky.

O que ver na Praça do Palácio

  • Museu Hermitage: Com uma coleção formada por mais de três milhões de obras de arte, o Hermitage é um dos museus mais importantes de todo o mundo.
  • Palácio de Inverno: Com uma imponente fachada de estilo barroco de 150 metros de comprimento, o Palácio de Inverno testemunhou alguns dos episódios mais importantes da história de São Petersburgo. Atualmente é o edifício principal dos que formam o Museu Hermitage.
  • Coluna de Alexandre: No centro da praça ergue-se a impressionante Coluna de Alexandre que, com mais de 47 metros de altura e um peso de 600 toneladas, é a maior do mundo do seu estilo. Sobre a coluna de granito vermelho está colocado um anjo de dimensões imponentes.
  • Edifício do Estado-Maior de São Petersburgo: Construído entre 1819 e 1829 com um elegante estilo neoclássico, compõe uma imponente construção com um pórtico formado por um enorme arco do triunfo, coroado por majestosas esculturas com uma carruagem puxada por cavalos.

Um ponto chave na cidade

Não é fácil em uma cidade tão grande como São Petersburgo encontrar lugares como a Praça do Palácio, considerada a praça principal da cidade, e um espaço agradável para você passear e desfrutar da tranquilidade enquanto contempla os seus edifícios majestosos. Em termos práticos, a Praça do Palácio está para São Petersburgo como a Praça Vermelha está para Moscou.

Transporte

Metrô: Admiralteyskaya, Nevsky Prospekt e Gostiny Dvor.
Ônibus: linhas 7, 10, 24 e 191.